Projeto Transforma Cidadão

Com vistas a prosseguir no Projeto Transforma Cidadão, que teve sua primeira etapa finda em 26 de novembro de 2015, foi apresentado o plano de ação a ser colocado em prática no corrente ano. Referido plano contempla, em síntese, a criação de poderes constituídos (Poder Executivo e Poder Legislativo) no âmbito dos Colégios Estaduais, sendo vencedor aquele que tiver melhor exercido as funções inerentes a cada papel. A ideia do projeto é, essencialmente, envolver a comunidade escolar na transformação dos próprios espaços, transformando-se a si mesmo no decorrer desse processo a partir dos esforços que foram necessários para promover esta transformação, tomando consciência de que a união entre as pessoas é a única forma de resolver problemas sociais e de desenvolver a cidadania num viés prático, empoderando a sociedade e estimulando o protagonismo juvenil.

OBJETIVO:
Neste rumo, considerando tratar-se de ano eleitoral, considerando o momento político e como muitos jovens irão votar pela primeira vez, é necessário neste momento trazer a tona o tema Política, para sala de aula, a fim de resgatar valores que se perderam e trazer os assuntos relacionados ao tema de uma forma em que a ética, cidadania, patriotismo sejam falados e colocados em prática, sendo necessário exercitar, para que se torne hábito e que possam tomar para si o conhecimento e tenham opinião própria. E tenham a liberdade de escolhas e que as influências venham de um estudo profundo do que se vai escolher para sua vida, sua cidade, seu Estado e seu Pais.

PERÍODO:
Para tanto, a viabilidade de execução do projeto será em menos de 01 (um) ano, sendo realizado eleição de um Prefeito para cada Colégio Estadual, o qual deverá cursar a partir do 7º ano.

PARCERIAS:
- Ministério Público.
- Colégios Estaduais: Anita Canet, Milton Sguário, Nilo Peçanha, Olavo Bilac, Padre José de Anchieta, Rodrigues Alves.
- Associação Gente Valente.
- Empresas: Arauco do Brasil, Braspine Madeiras, Florestal Vale do Corisco, Global Press, Pisa Indústria de Papeis e Valor Florestal.

PLANO DE AÇÃO 2016:
Para tanto, será composta uma comissão eleitoral de 03 (três) alunos e (02) professores, que terá as seguintes atribuições:
1) Proceder aos registros de candidatura em prazo determinado, que não poderá exceder o mês de julho;
2) Elaborar as regras da campanha e do debate a ser realizado entre os candidatos em data pré-definida;
3) Receber e divulgar o plano de governo elaborado por cada candidato, a ser entregue no máximo 20 (vinte) dias antes das eleições;
4) Computar os votos após o dia da eleição, que deverá se realizar no mês de setembro (data máxima para a “posse”: 09 de setembro de 2016).

Como dito acima, cada candidato deverá elaborar, após o registro de sua candidatura, um plano de governo a ser implementado na escola durante seu mandato, que durará 03 (três) meses.

Esse plano de governo deverá conter pelo menos uma transformação a ser realizada na escola em tempo hábil, podendo essa transformação abranger qualquer necessidade ou anseio da comunidade escolar (exemplo: iluminação para as escolas, plantio de árvores dentro e no entorno, pintura de muros e salas de aula, limpeza de carteiras/banheiros pichados, compra de livros para bibliotecas, mudanças na quadra de esportes etc).

Assim que tomar posse, o Prefeito deverá nomear 07 (sete) Secretários, dentre eles 05 (cinco) alunos e 02 (dois) professores, os quais auxiliarão na execução da transformação de diversas formas, previamente especificadas: captação de recursos financeiros e humanos, administração dos recursos obtidos, colheita se sugestões, mão de obra etc. Ao final do mandato do Prefeito, que será no mês de dezembro, uma comissão de jurados (que pode ser a mesma da 1a etapa) avaliará, com base em critérios pré-definidos, que escola conduziu melhor o processo democrático e qual Prefeito foi o melhor administrador.

PALESTRAS E ESTUDOS:
Durante os dias 30 de maio a 10 de junho de 2016, aproximadamente, os Promotores de Justiça comparecerão nas escolas estaduais para ministrar palestras sobre o Projeto Transforma Cidadão 2016, orientando os alunos.

Todos os docentes, poderão se envolver no tema em evidência – política - e os professores de história serão relevantes neste processo de aprendizado, porque o foco é que os jovens tenham informações voltadas ao tema, baseado em fatos e atos históricos. Evidenciar a ética, cidadania, moral e civismo.

SUGESTÃO DE CRITÉRIOS: campanha + plano de governo + execução do plano de governo.

PREMIAÇÃO: O prefeito vencedor e a escola serão premiados com recursos obtidos junto a empresas parceiras e comunidade.

Foi instaurado o Procedimento Administrativo no 0072.16.000219-1 com o fim de acompanhar as atividades desenvolvidas no presente Projeto.

- Promotores de Justiça: Dra. Renata Sordi e dra. Mariana Andreola Carvalho e Silva e Ricardo Pianowiski Filho
Coordenação: Associação Gente Valente – Fabio Prestes.


Acesse aqui, o Projeto TRANSFORMA CIDADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário